sexta-feira, 25 de maio de 2012

A MADRUGADA É NOSSA!

        Continuamente, cães e gatos fazem a maior farra com o lixo que estão nos depósitos de coleta espalhados pela cidade  de CAIÇARA DO RIO DOS VENTOS. De nada adianta um povo educado quando se tem os vândalos caninos e felinos. 
     Como inexiste suporte para a grande maioria dos tambores, ficando a baixo nível, comparado aos animais eles encontraram uma maneira fácil de encontrar comida.
     Moradores já estão cansados de terem que, pela manha, recolherem o lixo que fica espalhado na frente de suas residencias.                 Acontece que, devido tal situação, muitos deixam pra colocar o lixo na noite anterior ao dia de recolhimento, contudo não tem como escapar da ação dos animais, quando vários cães que vivem soltos pela cidade fazem a festa. 



       

Salários dos funcionários do Congresso serão divulgados, mas data não foi definida

Os salários e todos os dados funcionais dos servidores do Senado e da Câmara serão divulgados, mas apenas após publicação de decreto de regulamentação a ser feito pelo Ministério do Planejamento. A decisão, anunciada hoje (23) pelo presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), ocorre sete dias após a entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação, sancionada no fim do ano passado pela presidenta Dilma Rousseff.

“Os Poderes estão em sintonia com os anseios da sociedade. Conversei com o presidente [do Senado, José] Sarney, e decidimos que o Parlamento, o mais transparente dos Poderes, deveria dar esta resposta à sociedade”, disse Marco Maia.

“Vamos aguardar o decreto para fazermos a publicação de forma organizada, conectada com o Executivo”, acrescentou. De acordo com o petista, a divulgação dos dados deverá ser feita nome a nome, com as somas dos rendimentos básicos e das gratificações de cada servidor.

A Lei de Acesso à Informação tem o objetivo de garantir aos cidadãos brasileiros acesso aos dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário. A lei regulamenta o acesso a dados do governo, pela imprensa e pelos cidadãos, e determina o fim do sigilo eterno de documentos oficiais.

Pela nova lei, o prazo máximo de sigilo foi limitado a 25 anos para documentos ultrassecretos, a 15 anos para os secretos e a cinco para os reservados. Os documentos ultrassecretos poderão ter prazo de sigilo renovado apenas uma vez.

Com essa lei, o Brasil passa a compor, com 91 países, o grupo de nações que reconhecem que as informações guardadas pelo Estado são um bem público. Além dos gastos financeiros e de contratos, a norma garante o acompanhamento de dados gerais de programas, ações, projetos e obras.

Hoje, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, que também preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu divulgar os salários que recebe nos dois tribunais, atendendo aos requisitos da nova lei.

Cármen Lúcia adiantou-se à divulgação dos contracheques de ministros, ex-ministros e servidores do STF, definida ontem (22) em reunião administrativa na Suprema Corte. Segundo documento divulgado no site do TSE, a ministra recebe do STF o teto do funcionalismo público, R$ 26,7 mil, descontados R$ 8,8 mil de impostos.

agenciabrasil.ebc.com.br

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Professores de Jardim de Angicos encerram greve, após 34 dias

Os professores de Jardim de Jardim de Angicos, decidiram em assembleia na tarde desta terça-feira, dia 22, encerrar oficialmente a greve. Com isso, os alunos das escolas municipais devem retornar às salas de aula nesta quarta-feira (23).
A decisão do encerramento da greve foi tomada graças a um acordo mediado pela Promotoria de João Câmara entre a comissão de greve, formada por servidores ligados ao Sindicato dos Servidores Municipais e o prefeito de Jardim de Angicos, O Sr. Manoel Agnelo Bandeira.
Os alunos da rede municipal mal haviam começado o ano letivo quando foram surpreendidos pela notícia de suspensão das aulas. Cerca de 700 crianças e adolescentes foram afetados pela greve nas quase 10 escolas que existem no município. Eles estavam sem aula desde o dia 16 de Abril
 PROFSEZIMAR

domingo, 20 de maio de 2012

CONVENÇÃO MUNICIPAL DO PP (PARTIDO PROGRESSISTA) EM CAIÇARA DO RIO DOS VENTOS

          Na manhã deste domingo, 20 de maio de 2012, reuniram-se, em assembleia (Convenção Partidaria), filiados do PP - Partido Progressista de Caiçara do Rio dos Ventos, para eleição e votação do Diretório Municipal.
       Composto pelos seguintes membros:
      
MARIO JOSÉ MARTINS NETO
FELIPE MULLER
EDUARDO FRANCIELLE FELIPE
VANEZA KATARINE FLIPE DE ANDRADE
BETANIA FELIPE DA SILVA
VÂNIA FELIPE DA SILVA ANDRADE
ALMERINDA FERNANDES DE QUEIROZ
WATEZER RANGEL DA CÂMARA
FRANCISCO POTES DE SIQUEIRA
FRANCISCO JOSÉ FERNANDES
SEVERINO FELIPE DA SILVA
JOSINEIDE CÂMARA BARBOSA
JOUZEANE DE OLIVEIRA
VANESSA AGOSTINHO DA SILVA
JANICLEIDE GONÇALO
SEBASTIÃO CLENILDO PEGADO
BENEDITA ANA LÚCIA DA SILVA
JOSENILDO PONTES FEITOSA
JUDSON TEVITH BARBOSA
MARCIANA DE MELO DA SILVA
FRANCISCO GARRIDO DO NASCIMENTO
        
        Eleitos os membros por unanimidade, perfazendo um total de 36 votos (35% dos filiados), foi apresentada chapa única para composição da comissão executiva que por aclamação, sem nenhuma objeção dos presentes, ficou composta pelos seguintes membros:

          MARIO JOSÉ MARTINS NETO –PRESIDENTE;
FELIPE MULLER – VICE PRESIDENTE;
EDUARDO FRANCIELLE FELIPE – SECRETÁRIO;
VANEZA KATARINE FLIPE DE ANDRADE – TESOUREIRA;
VÂNIA FELIPE DA SILVA ANDRADE -1ª VICE-PRESIDENTA;
WATEZER RANGEL DA CÂMARA – TESOUREIRO GERAL;
JOUZEANE DE OLIVEIRA – SECRETARIA GERAL

terça-feira, 15 de maio de 2012

TRANSPARÊNCIA OBRIGATÓRIA

     A relação entre o Estado brasileiro e a população está para mudar para melhor, graças à ampliação da transparência por um dispositivo legal.
     A  Lei de Acesso à Informação entra em vigor no próximo dia 16, obrigando órgãos públicos a abrir os seus dados para qualquer cidadão.
     De acordo com a presidente Dilma Rousseff, documentos de todos os níveis de governo e dos três poderes da República deverão ser oferecidos em linguagem simples, e sua pesquisa ser facilitada com o uso de ferramentas tecnológicas de busca.
     A abrangência da nova lei atinge os Tribunais de Contas e o Ministério Público, autarquias, sociedades de economia mista e entidades privadas sem fins lucrativos que recebem recursos públicos, e terão que detalhar a destinação do dinheiro recebido.
     Todos os órgãos deverão possuir um funcionário responsável pela implantação da Lei 12.527, que estabelece a garantia de acesso à informação “primária, íntegra, autêntica e atualizada”.Uma vez efetuada a solicitação, o órgão solicitado terá um prazo máximo de um mês para enviar a resposta.
     Segundo a Controladoria-Geral da União (CGU), a solicitação prescinde de justificativa, por configurar um direito básico, pertencente a todos por princípio: “O Estado apenas presta um serviço ao atender à demanda.
      De posse da informação, cabe ao indivíduo escolher o que fará dela”, lê-se no site da CGU sobre o tema. A exceção de dados sigilosos poderá ser feita por no máximo 25 anos.A Lei de Acesso à Informação brasileira chega com certo atraso, se levarmos em consideração o tempo decorrido desde a redemocratização, ou mesmo a Constituição de 1988.
     Mas sua adoção se insere no contexto de instrumentos legais tradicionais no mundo, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu Artigo 19, a Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, em seus artigos 10 e 13, ou o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos, em seu Artigo 19.
     Um interessante detalhe da legislação é que, a partir da entrada em vigor, nenhum servidor público poderá ser julgado penal ou administrativamente por disponibilizar informações que levem a atos de improbidade.
      Desta forma, o verdadeiro criminoso é punido, e não o seu denunciante. Num País de farto volume de suspeitas e um melancólico passivo de corrupção, a proteção das denúncias é fundamental para se tentar impedir a ação devastadora e impune dos corruptos.
     O problema é que muitos órgãos não sabem ainda como vão, na prática, contribuir para o desenvolvimento da cultura da transparência no Brasil, como reza a Lei 12.527. Assim, o direito de saber o que se passa nos labirintos burocráticos do País ainda pode demorar a sair do papel, em partes mais travadas da máquina estatal.
     Na companhia de vizinhos continentais como a Argentina e a Venezuela, pouco afeitos à divulgação e à crítica democrática de seus atos, presenciamos um notório avanço em nosso País. A transparência é fundamental para o exercício da cidadania, o aprimoramento do serviço público e a prevenção do mal persistente da corrupção.

Servidores da educação fazem passeata pelas ruas de Jardim de Angicos

Na manhã desta segunda-feira (14), os trabalhadores em educação da rede municipal de ensino da cidade de Jardim e Angicos fizeram uma manifestação pública nas principais ruas da cidade.
Usando carro de som, faixas e cartazes, como forma de protesto fizeram várias paradas durante o percurso para que fossem feitos discursos para informar e solicitar apoio da comunidade.
A categoria cobra pagamento dos salários de abril/2012, o terço das férias e reivindicam reajuste salarial de 22%, ou seja, o cumprimento da lei 11.738 que estabelece o piso nacional.
Desde que deflagraram a Greve, a categoria dos Professores reivindicam também o cumprimento de um acordo que teria sido feito por representantes dos mesmos e do Governo.
O coordenador do SINTE/RN, regional de João Câmara, professor José Teixeira, disse que o ato público é um fato histórico, e avaliou como positivo o movimento.
“Nós temos uma lei federal que garante o reajuste salarial dos professores desde janeiro e já estamos em maio e o Governo teima em não pagar, por isso fomos às ruas para que a sociedade entenda os motivos da manifestação e da greve”, palavras de Zé Teixeira.
Fonte: profsezimar

terça-feira, 8 de maio de 2012

TRÂNSPARENCIA_TRANSFERÊNCIA CONSTITUCIONAL CAIÇARA DO RIO DOS VENTOS

TOTAL DE REPASSES DO PERIODO:

JENEIRO DE 2012
DÉBITO BENEFÍCIO: R$ 286.415,20
CRÉDITO BENEFÍCIO: R$ 841.923,27
INCLUINDO FUNDEB: R$ 116.562,96 (Cento e dezesseis mil, quinhentos e sessenta e dois reais e noventa e seis centavos)

FEVEREIRO DE 2012

DÉBITO BENEFÍCIO: R$ 318.683, 86
CRÉDITO BENEFÍCIO: R$ 921.252,59
INCLUINDO FUNDEB: R$ 126.014,23 (Cento e vinte e seis mil, quatorze reais e vinte e três centavos)

MARÇO DE 2012
DÉBITO BENEFÍCIO: R$ 244. 836,06
CRÉDITO BENEFÍCIO: R$ 686. 025,31
INCLUINDO FUNDEB: R$ 100.807,37 (Cento mil, oitocentos e sete reais e trinta e sete centavos)

ABRIL DE 2012
DÉBITO BENEFÍCIO: R$ 325. 215,40   D
CRÉDITO BENEFÍCIO: R$ 862. 499,53 C
INCLUINDO FUNDEB: R$ 141.705,13 C (Cento e quarenta e um mil, setecentos e cinco reais e treze centavos)

Todos os recursos descritos acima são provenientes das mais diferentes fontes, sendo resultado da contribuição do cidadão que retornaram a origem para serem revertidos em benefícios a todos os caiçarenses nas mais diferentes áreas tais como urbanismo, saúde, transporte, educação, esporte e etc.
Para saber onde e como são aplicados é só se dirigir aos órgãos competentes (Prefeitura ou Câmara Municipal, quando de posse) e solicitar a prestação de conta a partir da disponibilização das mesmas a cada ano. É um direito que lhe assiste, uma vez que esses recursos são do povo e os que administram são gerentes.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL:

Art. 31 § 3º As contas dos Municípios ficarão, durante sessenta dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionarlhes a legitimidade, nos termos da lei.

sábado, 5 de maio de 2012

PRIMEIRA AUDIENCIA PÚBLICA DE CAIÇARA DO RIO DOS VENTOS


A primeira Audiência pública de Caiçara do Rio dos Ventos, realizada na tarde de quinta-feira, 03 de maio de 2012, às 15h00min, na Câmara Municipal, presidida pela Drª. Juliana alcoforado de Lucena, mui digna promotora de justiça, representante do Ministério Público na comarca de Lajes/RN, contou com boa representação da população que participaram de forma dinâmica.
A mui digna promotora apresentou seu carisma, simplicidade e humildade para com a população, demonstrando ser instrumento e parte dos anseios do povo no que concerne fazer valer os direitos da sociedade. Discorrendo com muita propriedade sobre o tema, a mesma parabenizou os populares pela presença, bem como de todas as autoridades constituídas com prefeito, vereadores e demais representantes da sociedade civil organizada.
    Muitas situações referentes às atribuições do executivo e legislativo foram abordadas de forma prática e direta, uma vez que representares dos poderes citados estavam presentes.
Em síntese expôs aos cidadãos que o principal papel do legislativo (vereadores) é fiscalizar o executivo (prefeito) na execução dos recursos públicos e este tem por constitucional dever prestar conta do que está fazendo com os mesmos, situação que, na atualidade, é um dos principais entraves existente entre executivo e legislativo e demais instâncias de fiscalização e controle social como os conselhos municipais, ou seja, falta transparência, disse ela. 

PREFEITURAS DO RN SÃO CONDENADAS AO RESSARCIMENTO DOS COFRES PÚBLICOS SOBRE VERBAS MAL APLICADAS!

O ex-prefeito de Jundiá, Manoel Luiz do Nascimento, teve as contas referentes ao balancete do Fundef – exercício de 2002, consideradas irregulares. Diante da omissão em prestar contas, foi condenado a ressarcir a quantia de R$ 448.213,92 aos cofres municipais. O processo foi relatado pela conselheira Adélia Sales na sessão da Primeira Câmara de Contas de quinta-feira, 3 de maio.
A conselheira ainda relatou processo da prefeitura de Upanema, prestação de contas do exercício de 2006, responsável Jorge Luiz Costa de Oliveira. O voto foi pela restituição de R$ 231.381,06, decorrente da omissão de prestar contas. De Jardim de Angicos, apresentou a análise de balancete do Fundef referente ao exercício de 2003, responsável Moacir Alves Guimarães. O voto foi pelo ressarcimento de R$ 334.183,29, atinente às despesas não comprovadas.

O conselheiro Carlos Thompson relatou processos da Prefeitura de Bento Fernandes – exercício de 2000, documentação comprobatória de despesas sob a responsabilidade do sr. Armando Emídio da Câmara. O voto foi pela irregularidade, impondo a restituição de R$ 76.510,00, em decorrência de irregularidades com concessões de diárias sem comprovação das razões de interesse público, com aquisições de gêneros alimentícios e locação de veículos sem a demonstração de sua destinação específica e ausência comprobatória de despesas.

Da prefeitura de Florânia, balancete do Fundef – exercício de 2002, a cargo de Francisco Nobre Filho. O voto foi pelo ressarcimento de R$ 64.494,19, ante a omissão do gestor em prestar contas das despesas efetuadas. Com o mesmo teor, relatou processos da prefeitura de Major Sales, balancete do Fundef, responsável Carlos José Fernandes, voto pelo ressarcimento de R$ 53.828,08. Da Câmara Municipal de Cerro-Corá, prestação de contas referente ao 1º bimestre de 2004, a cargo de Raimundo Marcelino Borges, voto pela devolução de R$ 15.140,82, ante a omissão do gestor em prestar contas e da câmara municipal de Lagoa Salgada, prestação de contas – exercício de 2006, responsável José Fortunato de Oliveira, voto pelo ressarcimento de R$ 31.394,00, ante a omissão de prestar contas.

Prefeitura de Serrinha, balancete do Fundef – exercício de 2001, responsável José Teixeira de Souza Júnior. O voto foi pela condenação do gestor pela apresentação do plano de aplicação do valor de R$ 126.759,55, não empregado na remuneração do magistério. Da prefeitura de Alexandria, balancete do Fundef, responsável Ney Moacir Rossato de Medeiros. O voto foi pelo remanejamento à conta do Fundef de R$ 42.145,73, relacionada a despesas alheias e pela apresentação do plano de aplicação do valor de R$ 198.181.912, não empregado na remuneração do magistério.

O conselheiro Marco Antônio de Moraes Rego Montenegro relatou processo da Câmara Municipal de Monte das Gameleiras, prestação de contas referente ao 1º bimestre de 2006, sendo ordenadora da despesa a sra. Marlene do Carmo Confessor. O voto foi pelo ressarcimento ao erário da quantia de R$ 193.143,58, em razão da omissão de prestar contas. Vale ressaltar que cópias dos processos serão encaminhadas ao Ministério Público Estadual para apuração de possíveis práticas de atos de improbidade administrativa e/ou ilícitos penais.
Fonte: sítio do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte, www.tce.rn.gov.br - acesso em 04 de maio de 2012.

PREFEITURA DE CAIÇARA DO RIO DOS VENTOS PAGA NOVO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES


Professores da rede pública de ensino do Município de Caiçara do Rio dos Ventos receberam seus vencimentos, referente ao mês de abril, reajustados com o novo Piso salarial.
Após interlocução do representante do SINTE/RN, Sr. Fco. Canindé com o Sr. Prefeito, Francisco Edson Barbosa, que assumiu o compromisso em pagar já no mês referenciado o novo piso,  Os professores foram beneficiados com o reajuste que deveria existir desde janeiro de 2012, mas diante da   necessidade de esperar pela emissão de portaria do MEC para fazer valer o percentual, alguns municípios tardaram em implantar o novo valor.
            A prefeitura agora vai organizar a maneira de pagar os retroativos referente a janeiro, fevereiro e março. 

terça-feira, 1 de maio de 2012

ORAÇÃO DO TRABALHADOR


Jesus, divino trabalhador e amigo dos trabalhadores, volvei Vosso olhar benigno para o mundo do trabalho. Nós Vos apresentamos as necessidades dos que trabalham intelectual, moral ou materialmente. Bem sabeis como são duros os nossos dias cheios de canseira, sofrimento e insídia. Vede as nossas penas físicas, morais e repeti aquele brado de Vosso coração: "Tenho dó deste povo". Dai-nos a sabedoria, a virtude e o amor que Vos alentou nas Vossas laboriosas jornadas, inspirai-nos pensamentos de fé, de paz e moderação, de economia, a fim de procurarmos, com o pão de cada dia, os bens espirituais, para transformarmos a face da terra, completando assim a obra da criação que Vós iniciastes. E que Vossa luz nos ilumine a nós na busca de melhores leis sociais e ilumine os legisladores a estabelecer uma sociedade de justiça e amor. Amém