Sendo meta do governo federal, para possibilitar aos cidadãos brasileiros acesso as novas tecnologias e em especial a informática para usufruto de todo seu potencial para fins da democratização dos bens tecnológicos e do conhecimento que por meio dela advém, encaminhar para todas as unidades federativas condições de acesso e funcionamento de locais aptos para inclusão digital, tendo Caiçara do Rio dos Ventos, obtido certos recursos para esse fim (difusão pública desses mecanismos e instrumentos para inclusão digital), encontra-se inerte, uma vez que os sistemas ainda não funcionam adequadamente.
O quadro é o seguinte: Dispomos de internet nas escolas, tanto municipais quanto estaduais, todavia, algumas não se encontram equipadas com laboratórios que possibilitem o adequado uso desse serviço. Além delas temos dois tele centros comunitários.
Escola Estadual Dr. Geral do Andrade Teixeira, com um espaço razoável para atendimento de seus discentes, com banda larga de 1M, todavia falta pessoal de apoio para encaminha à comunidade escolar para os objetivos dos trabalhos a serem desenvolvidos.
Escola Municipal Coronel Pedro de Almeida (zona Rural, na Serra da Gameleira) a qual dispõe de um pequeno laboratório com 5 computadores para atender toda a demanda de alunos e professores , mas a comunidade não tem acesso ao mundo digital de forma pública.
Escola Estadual 7 de Setembro e a Escola Municipal Centro Educacional Rio dos Ventos, dispõem de internet banda larga de 1M, entretanto as mesmas não possuem laboratório para encaminhamento de tarefas e atividades voltadas para o desenvolvimento do ensino, nem muito menos formação de seu pessoal para uso dos recursos tecnológicos na educação, limitando-se a um ou dois computadores para uso administrativo, professores e pesquisas individuais por aluno.
Ademais temos o Tele Centro Comunitário Governador Aluízio Alves que desde sua implantação apresenta problemas no funcionamento e na atualidade encontra-se sem funcionar não cumprindo com sua verdadeira finalidade.
Há também o Tele Centro na Câmara Municipal que também apresenta problemas de funcionamento.
Assim sendo, fica a maioria da população restrita a inclusão digital no ambiente das lan houses que tem bastante difusão no espaço urbano.
O sistema público não demonstra condições de incluir seus munícipes no mundo digital, negando-os esse excelente mecanismo para educação, informação, comunicação, profissionalização e interação social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário