Caiçara

 
1.     CARACTERIZANDO O MUNICIPIO
 ASPECTO HISTÓRICO
No século XVIII no ano de 1734 o Sr. Manoel Hermógenes Coelho tornou-se donatário por meio de posse de uma área de terra denominada de data do olho D`água da Serra da Gameleira dentro dos limites do futuro município. Era o inicio da exploração das terras. Em anos subseqüentes, Manoel Pinheiro Teixeira já praticava atividades pastoris na margem do rio, isso por volta do ano de 1749. No entanto, só mais tarde, no século XIX por volta de 1877 que começa o povoamento da comunidade de Caiçara, com o Sr. Manoel Ferreira Pires que advindo do alto sertão da Paraíba, da Serra dos Pires, em procura de condições favoráveis para atividades agropecuárias chega às imediações da margem do Rio do Vento, localizado na região do potengi. Ao encontrar essa faixa de terra desabitada procurou os direitos de posse e fixou residência a margem direita do rio. Foi a partir dele que surgiu a nomenclatura do Município. Ao desenvolver as atividades pastoris as margens do Rio do Vento, sentiram a necessidade de construir um cercado para seu rebanho. Ele e seus familiares se referiam ao local com o nome Caiçara que é uma palavra de origem indígena com o seguinte significado: cerca de proteção a casa dos índios. Em contra partida sua localização as margens do Rio do Vento acarretou a fusão CAIÇARA DO RIO DO VENTO.
Tiveram participação na fundação da cidade:
·        João Vitorino de Andrade;
·        Manoel Bertoldo da Câmara.
 Por volta de 1930 o povoado já possuía pouco mais de 30 casas, era o limiar de uma nova unidade municipal do Estado do Rio Grande do Norte, sendo que só em 19 de janeiro de 1963, através do decreto governamental de nº. 2.813, Caiçara desmembra-se do município de Lajes e passa a ser independente com a denominação ora existente


 ASPECTO GEOGRÁFICO                                                                                                          
CAIÇARA DO RIO DO VENTO está localizada na microrregião de Angicos, na zona                  homogênea do agreste, contando com uma área de 261,19 km², equivalente a 0,53% da superfície estadual, fazendo limites com os seguintes municípios:
·        Jardim de Angicos e Pedra Preta ao Norte,
·        Rui Barbosa e São Tomé ao Sul,
·        Riachuelo e Bento Fernandes ao Leste,
·        Lajes a Oeste.
     Possui uma população estimada de 3.054 habitantes no ano de 2006, com um Índice de Desenvolvimento Humano-IDH baseado em 0,618.
     Caiçara está a uma distancia de 95 km em relação a capital do estado, sendo cruzada pela BR 304  que liga o Estado de leste a oeste.  trafegada por veículos com destinos a diversos lugares do Brasil.

 ASPECTOS ECONÔMICOS

     Por ser um município de porte pequeno e devido sua localização a economia baseia-se em poucas atividades  como
·        Na agricultura, no cultivo do feijão e milho, produzido em sua maioria para subsistência e comércio local;
·        Na agropecuária;
·        E recentemente vem se destacando na estrutiocultura, criação de avestruzes.
·        O comércio e bastante difundido no ramo de cereais, bem como algumas lojas de variedades;
Seu principal acidente geográfico é a Serra da Gameleira, região povoada que se destaca economicamente pela produção de frutos como o caju, goiaba, pinha, graviola, etc. A exploração mineral também é destaque na extração de xelita, pedras para pavimentação de ruas como paralelepípedo e meio – fio. Além da Gameleira existem outros povoados como: Rio Novo, Bela Vista,  Santa Izabel e Lagoa do Sapo


PERSONAGENS POLÍTICAS-PREFEITOS MUNICIPAIS 
fonte: portal caiçarense.
FRANCISCO EDSON BARBOSA – ETINHO
MANDATO: 2009/2012

NASCIDO EM 06 DE MAIO DE 1984, NA CIDADE DE LAJES/RN, FRANCISCO EDSON BARBOSA (ETINHO), FILHO DE SEBASTIÃO BARBOSA E MARIA LUCI BARBOSA, CASADO COM TERESA CRISTINA DE ANDRADE PEREIRA BARBOSA         (NATURAL DE CAIÇARA DO RIO DO VENTO). CONCLUIU O ENSINO MEDIO NA CIDADE DO NATAL E ATUALMENTE É ESTUDANTE DO CURSO DE DIREITO NA UNP/NATAL.
FILHO MAIS NOVO DE FAMILIA HUMILDE, PRECISOU TRABALHAR DESDE CEDO COMO VENDEDOR DE PICOLÉS, BANANAS E COENTRO, TRABALHOU COMO APONTADOR DE CARRADAS DE MATERIAL NA EMPRESA TELE-REDES (1997) E OFFICE BOY NA EMPRESA DOMUS (1998). ETINHO, COMO É POPULARMENTE CONHECIDO, COMEÇOU NA VIDA PÚBLICA NO ANO DE 2002 COMO MILITANTE DO PMDB DE CAIÇARA DO RIO DO VENTO ONDE DESEMPENHOU PAPEL IMPORTANTE NA ARTICULAÇÃO DA LEGENDA, CHEGANDO AO CARGO DE PRESIDENTE DO DIRETÓRIO MUNICIPAL. COM A CHEGADA DO PARTIDO À PREFEITURA MUNICIPAL EM 2005, ETINHO PASSOU A OCUPAR OS CARGOS DE TESOUREIRO (2005) E LOGO DEPOIS DE SECRETARIO DE ADMINISTRAÇÃO (2007).  SUA ATUAÇÃO DESTACADA NAS PASTAS OCUPADAS O LEVOU A CONCORRER AO CARGO DE VICE-PREFEITO MUNICIPAL AO LADO DO ENTÃO PREFEITO FELIPE ELOI MULLER NO PLEITO ELEITORAL DE 2008, SENDO ELEITOS (2009/2012). COMO VICE-PREFEITO OCUPOU O CARGO DE CHEFE DE GABINETE, PREFEITO PROVISÓRIO POR TRÊS MESES, E EM 09 DE OUTUBRO DE 2009 APÓS A RÉNUNCIA DO PREFEITO FELIPE MULLER, ETINHO ASSUMIU O CARGO DE PREFEITO MUNICIPAL DE CAIÇARA DO RIO DO VENTO. SUA ADMINISTRAÇÃO TEM SIDO CARACTERIZADA POR RELEVANTES OBRAS PÚBLICAS, COMO: CONSTRUÇÃO DE PRAÇAS E QUADRAS POLIESPORTIVAS, PAVIMENTAÇÃO DE RUAS, E RECUPERAÇÃO DA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA E PATRIMONIAL DO MUNICIPIO.





FELIPE ELOI MULLER – FELIPÃO
MANDATO: 2005/2009






ETEVALDO CAMARA LISBÔA – ETEVALDO
MANDATO: 1983/1988, 1993/1996, 2001/2004;


EMANOEL GELSON DE ANDRADE – NENEL
MANDATO: 1977/1983, 1988/1992, 1997/2000

JULIO VITORINO DE ANDRADE – JULIO
MANDATO: 1973/1977




MANOEL SINFRONIO BEZERRA – MANIZINHO
MANDATO: 1969/1973



LOURENÇO ALVES DE CARVALHO – LOURENÇO
MANDATO: 1964/1969



SEVERINO LOURENÇO DE CARVALHO – SEVERINO
MANDATO: 1963/1964