domingo, 13 de novembro de 2011

TECNOLOGIA. A inclusão digital em Caiçara do Rio dos Ventos

 
             Sendo meta do governo federal, para possibilitar aos cidadãos brasileiros acesso as novas tecnologias e em especial a informática para usufruto de todo seu potencial para fins da democratização dos bens tecnológicos e do conhecimento que por meio dela advém, encaminhar para todas as unidades federativas condições de acesso e funcionamento de locais aptos para inclusão digital, tendo Caiçara do Rio dos Ventos, obtido certos recursos para esse fim (difusão pública desses mecanismos e instrumentos para inclusão digital), encontra-se inerte, uma vez que os sistemas ainda não funcionam adequadamente.

                 O quadro é o seguinte: Dispomos de internet nas escolas, tanto municipais quanto estaduais, todavia, algumas não se encontram equipadas com laboratórios que possibilitem o adequado uso desse serviço. Além delas temos dois tele centros comunitários.

DAS ESCOLAS PÚBLICAS: 
          Escola Estadual Dr. Geral do Andrade Teixeira, com um espaço razoável para atendimento de seus discentes, com banda larga de 1M, todavia falta pessoal de apoio para encaminha à comunidade escolar para os objetivos dos trabalhos a serem desenvolvidos. 


Escola Municipal Coronel Pedro de Almeida (zona Rural, na Serra da Gameleira) a qual dispõe de um pequeno laboratório com 5 computadores para atender toda a demanda de alunos e professores , mas a comunidade não tem acesso ao mundo digital de forma pública. 



Escola Estadual 7 de Setembro e a Escola Municipal Centro Educacional Rio dos Ventos,  dispõem de internet banda larga de 1M, entretanto as mesmas não possuem laboratório para encaminhamento de tarefas e atividades voltadas para o desenvolvimento do ensino, nem muito menos formação de seu pessoal para uso dos recursos tecnológicos na educação, limitando-se a um ou dois computadores para uso administrativo, professores e pesquisas individuais por aluno. 

Ademais temos o Tele Centro Comunitário Governador Aluízio Alves que desde sua implantação apresenta problemas no funcionamento e na atualidade encontra-se sem funcionar não cumprindo com sua verdadeira finalidade.

 Há também o Tele Centro na Câmara Municipal que também apresenta problemas de funcionamento.
            Assim sendo, fica a maioria da população restrita a inclusão digital  no ambiente  das lan houses que tem bastante difusão no espaço urbano.
O sistema público não demonstra condições de incluir seus munícipes no mundo digital, negando-os esse excelente mecanismo para educação, informação, comunicação, profissionalização e interação social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário