domingo, 16 de setembro de 2012

ONDE ESTÁ E DE QUEM É A VERDADE!

É da maior complexidade tratar sobre assunto de tamanha dimensão e subjetividade e que desde muito tempo inquieta a mente que se diga as indagações dos grandes filósofos que realizaram uma reflexão profunda de seu real significado na consciência do ser:  A VERDADE.
Enquanto ser racional, munido da capacidade de reflexão, analise e investigação, tenho a humildade de reconhecer que não a detenho e não a possuo, entretanto, essa capacidade me permite buscá-la nos fragmentos de suas explosões e de suas diferentes manifestações. Defini-la seria uma afronta a minha consciência, desacato e subestimação à inteligência do meu semelhante.
O sábio e entendido não as expõem e sim as investigam com o intuito de se aproximar de uma possível razão e compreensão de sua existência. A verdade ganha diferentes conotações dependendo da pessoa que a define.
O mundo, nos dias hodiernos, transforma-se numa velocidade impressionante. Muitas ideologias afloram como verdades inquestionáveis ou isenta de dissolução. Somos conduzidos a crer nos diferentes meios de comunicação (mídia), na politica e em diferentes manifestações religiosas. Isso, na verdade, ocorre de maneira inconsciente.
“O que nos libertará de toda essa prisão é nossa atitude como sujeitos formadores de consciência crítica. A questão é ir afundo sobre aquilo que nos é apresentado. Fugir do senso comum e criar opiniões próprias. Depende de você encarar isso como verdade”.  
Desejo que os formadores de consciência crítica não sirvam verdades prontas e acabadas e sim que agucem a capacidade do próximo de localizar e identificar os passos da VERDADE.  

Um comentário:

  1. boa matéria
    Todo meio de comunicação que se preza deve seguir esse princípio e o da IMPARCIALIDADE.
    É terrível abrir a página de um blog e ver matérias com comentários tendenciosos, nada de imparcialidade e muita vontade de puxar o tapete do outro para se colocar no seu lugar

    ResponderExcluir