domingo, 8 de abril de 2012

A Páscoa nos dias hodiernos

A páscoa Parte superior do formulário
É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. É Um ritual de passagem. Não há informação bíblica de o Mestre ter instituído tal festividade para seus seguidores. Contudo, após sua ascensão aos céus os homens buscaram e criaram muitas liturgias que satisfizessem os anseios da classe social da época.
            Surgiram assim diversos eventos que estabelecidos até hoje.  A Páscoa foi adaptada e renomeada pelos cristãos, do feriado pagão Festival de Ostara, -(Ostera (ou Ostara) é a Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Ostara equivale, na mitologia grega, a Persephone. Na mitologia romana, é Ceres.) - da maneira que melhor lhe convinha na época, assim como a tradição dos símbolos do Ovo e do Coelho.
A data cristã foi fixada durante o Concílio de Nicéa, em 325 d.C., como sendo "o primeiro Domingo após a primeira Lua Cheia que ocorre após ou no equinócio da primavera boreal, adotado como sendo 21 de março.
            No sentido cristão, diante do exposto, A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. Entretanto, nos dias hodiernos tal sentido foi sufocado pelo marketing exacerbado ao consumo de diferentes produtos e nenhuma alusão ao grande e sublime plano salvifico de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário