sexta-feira, 4 de março de 2011

EDUCACÃO CONTEMPORÂNEA : ATO POLÍTICO OU ECONOMICO?


A tarefa de todos em relação à educação diz respeito a luta por: “ Educação direito de todos, dever do Estado...” (Const.1988) . Faz-se necessário a garra e a resistência contra uma educação que não vise os direitos e a valorização cultural do povo brasileiro. Contra a Instituição Escola que vem trazendo para o seu bojo uma política e um fazer de cunho economicista. Contra uma escola e um projeto do Estado que tenta individualizar os problemas que são da ordem macro da política social.
Os(as) profissionais da educação precisam contribuir na implementação da Política Social, contrapondo-se ao econômico nas ações da Escola, tanto do ponto de vista geral, como pedagógico. É mister lembrar que os discursos teóricos há muito têm-se mostrado ineficazes. É preciso colocar o conhecimento acumulado, inclusive nas lutas e resistências, em favor da realidade. A prática, a realidade concreta apresenta contradição e esta provoca o enfrentamento, que consequentemente promove mudanças.Mudança significa construção. E é isso que a escola pode promover no seu pedagógico. É através da sua proposta político- pedagógica consciente da realidade e das lutas necessárias que a população brasileira terá acesso ao mundo da critica, da reflexão, da análise, do enfrentamento tão necessário à superação da ideologia dominante historicamente perpetuada na educação do povo brasileiro.

O Estado e a nação brasileira não podem mais deixar de cumprir a tarefa do século XX: Educação Pública Nacional e Democrática.

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