sábado, 5 de março de 2011

Professor vai poder pagar financiamento com aulas


A partir de agora, os professores que fizerem uso do Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) poderão pagar o empréstimo com aulas, com diminuição no débito para cada trinta dias trabalhados em 1%. A portaria que define as novas regras foi assinada nesta última quinta-feira pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. A implementação da medida foi baseada por um balanço feito pelo ministério referente a 2009, que indica que cerca de 600 mil professores do ensino básico estão sem diploma de formação (ou com formação em área diferente da matéria lecionada).
Por conta do número alto, o Governo Federal decidiu lançar um plano nacional de formação de professores. Ainda segundo o balanço do MEC, 381.214 docentes (das redes pública e privada) estavam frequentando cursos de Ensino Superior no ano retrasado. “Pelo censo, nós ainda temos muitos professores sem licenciatura, que estão tendo a oportunidade de fazer a primeira ou a segunda licenciatura”, disse Haddad, de acordo com o jornal “O Globo”.
Além disso, outra portaria assinada pelo ministro também permite a liberação de recursos financeiros para estados e municípios que provarem não ter caixa suficiente para pagar o salário do piso nacional dos professores. A assistência só será repassada aos estados que já recebem valores do Fundo de Desenvolvimento de Educação Básica (Fundeb)

Nenhum comentário:

Postar um comentário