terça-feira, 15 de março de 2011

A SITUAÇÃO NUCLEAR NO JAPÃO!

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da ONU, afirmou nesta terça-feira (15) que teme que o núcleo do reator 2 da central de Fukushima, afetada pelo terremoto seguido de tsunami de sexta-feira, tenha sofrido um "dano limitado".
O dano seria de no máximo 5%, segundo Yukiya Amano, chefe da agência.
Segundo ele, é possível que tenha havido também danos na parte inferior do vaso de contenção primária, mas que isso não foi confirmado.
'É uma rachadura? É um buraco? Não é nada? Isso não sabemos ainda', afirmou Amano. Mas ele alertou que a pressão dentro do reservatório de contenção primária não diminuiu. 'Se houvesse um dano enorme, a pressão cairia', disse.
Houve também um incêndio em um tanque de combustível usado em outra unidade, com vazamento de radiação, mas o fogo já foi apagado, relatou Amano.
Ele afirmou que os últimos desdobramentos da crise nuclear japonesa são "preocupantes", mas que ele ainda acredita que a situação é bem diferente da do desastre de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986.
Amano afirmou que ainda precisa de informação mais detalhada sobre os eventos.
A AIEA planeja enviar uma pequena equipe de peritos ao Japão, possivelmente para ajudar no monitoramento ambiental, disse Amano.
'Achei que o envio de uma missão ao Japão seria útil (...). Estamos agora discutindo a modalidade, o momento e a área de atuação', afirmou.
Segundo Amano, é difícil prever se a situação em Fukushima vai piorar ou melhorar. "Há indicações contraditórias", disse.
Os sistemas de refrigeração de três dos seis reatores da central estão avariados, e explosões foram registradas nos reatores 1, 2 e 3 nos últimos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário